quinta-feira, 19 de junho de 2014

Otowa

Já pensou em ler um mangá que já vem com trilha sonora? A empresa japonesa Mieru Record pensou nessa possibilidade e criou o Otowaum dispositivo inovador (e incrível!) que mistura um livro a uma caixinha de som. Sem tecnologias complexas e mirabolantes, consiste apenas em um dispositivo mecânico através de funcionalidades analógicas, que visa integrar as músicas ao mangá.
Vejam a imagem abaixo:




Viu só?
A caixinha é movida à manivela, e o papel tem vários furinhos, que servem para reproduzir a música programada. O som toca de acordo com a história e com a intensidade das cenas e da velocidade de quem as lê, interagindo com as ações dos personagens do mangá, havendo pausas quando os diálogos acontecem.
Legal não é?
Claro que a intenção desse dispositivo não é virar tendência e muito menos substituir o tradicional mangá. É um divertimento a mais pra quem gosta de ''viver'' o que está lendo, entrando ainda mais de cabeça na história. Não apenas em mangás, seria legal ler um romance ou um suspense e ouvir na hora uma música ideal para o momento.
Infelizmente o Otowa é apenas um protótipo, ainda não está à venda em lugar algum. Mas recentemente venceu o 17th Annual Japan Media Arts Festival, um festival de artes lá do Japão, e já existem projetos com uma empresa de papéis para comercialização desse ''brinquedinho''.

Abaixo um vídeo de como funciona o Otowa:

 

Se chegar a ser comercializado por aqui, vocês serão os primeiros a saber!
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário